PARA RETORNAR AO BLOG ENTIDADES CIGANAS DA UMBANDA (CLIQUE AQUI)

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

DOUTRINA NO BLOG:ORUM ( O INÍCIO DO MUNDO) TERRA E ASTRAL. LENDA YORUBÁ

PARA VER ESSA POSTAGEM NO LINK ORIGINAL (CLIQUE AQUI)




Olodumare, Senhor Supremo dos Nossos Destinos, também conhecido como Olorum, Senhor do Orum (Céu ou a realidade que transcende a matéria), é Deus para a cultura Nagô.

Este mito nos lembra que até Oxalá deve oferendar Exu, pois nada se faz sem antes oferendar o dono da encruzilhada. Exu reina na encruzilhada entre o mundo material (Ayê) e o mundo mítico-espiritual (Orum), ao passar por Exu, ao fazer o trânsito entre realidades é necessário oferendá-lo, o que é uma questão de respeito e devoção.

Esta questão também nos lembra de que não devemos empreender tarefa sozinhos, devemos contar com amparo e ajuda dos outros, devemos ser humildes e ouvir os conselhos. Claro que não cremos que Oxalá seja arrogante ou que se desentenda com outros Orixás, mas em mitologia as questões e situações, tão humanas são colocadas apenas para ensinar e criar uma forma de transmissão oral de fácil assimilação.

Veja que Oxalá criou o homem, mas, apenas Deus, Olorum, pode lhe dar a vida ou o sopro da vida. Quando Oxalá procura Olorum ele é perdoado e absorve este mistério de Olorum, logo passa a ser o Orixá do perdão. Há também uma observação no que diz respeito aos excessos que nos fazem deixar de lado as responsabilidades e compromissos. Oxalá passa a não receber nada que seja alcoólico, pelo contrário, Oxalá passa a representar a sobriedade, a calma e a Paz.

Orumilá representa o Oráculo, aquele que conhece presente, passado e futuro, logo representa a oniciência de Deus prevendo o acontecimento e aconselhando seu filho mais velho, pois muitas vezes o mais velho deve procurar o mais novo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário